'Não julgue um livro pela capa'. Quem nunca ouviu esse ditado por aí? Pois é, na verdade ele realmente existe, até no mundo da música, e nada mais, nada menos que 'If U Seek Amy' para nos mostrar isso.
Mas o que teria essa 'inocente' música de Britney aos nossos olhos?
Ainda hoje eu estava pensando o que ia postar no blog, já tive muitas ideias, mas de repente eu vi a música 'If U Seek Amy' de Britney e pensei: 'Nossa! Já faz um bom tempo que não assisto', aí eu resolvi assistir e me bateu uma curiosidade: 'Será que ela faz o papel de duas personagens ou uma só mas com duas personalidades? E o marido dela? Também tinha uma vida oculta igual a dela?'
Fui tirar isso a limpo, pesquisei sobre o clipe e descobri algo fantástico. Embora o vídeo pareça ser sobre sexo, na verdade é como a sociedade percebe a vida dela. E outra, 'If U Seek Amy' é o que podemos chamar de homophonic, ou seja, homofônico, aquela palavra (ou expressão no caso) onde a pronúncia é igual a outra, porém a grafia e o significado são diferentes. Vamos analisar bem o título If U Seek Amy.
- Como See tem som da letra C em inglês, vamos substitui-lo e ficará If U Ck Amy
- Quando pronunciamos If, percebemos o som da letra F em inglês. F U Ck Amy
- Agora Amy, se você falar rápido na frase, dá a entender 'me'. Então fica F U Ck Me
- E, por fim, formamos 'F-U-C-K me' que inglês significa 'f*da-me' ou 'me f*da'
A música foi um sucesso moderado chegando a atingir primeiro lugar somente aqui, no Brasil. No resto dos países não ficou nem no top 10, só mesmo no top 20.
Vamos dar uma olhadinha só no refrão da música agora: Love me, hate me/Say what you want about me/But all of the boys and all of the girls /Are begging to if you seek Amy.
Mais na frente ela diz: But can't you see what I see?
Traduzindo: Me ame, me odeie/ Diga o que quiser sobre mim/Mas todos os garotos e todas as garotas/ estão implorando para procurar Amy. Será que você não pode ver o que eu vejo?
Acho que já dá para perceber uma certa semelhança pela letra.
Também teve polêmica em questão de, se houvesse realmente uma Amy, poderia ser Amy Lee (vocalista da banda Evanescence), algumas pessoas fizeram uma versão mesclando 'If U Seek Amy' com partes no clipe aparecendo Amy Lee (você pode conferir logo após da versão original).
Enfim, vamos ficar com esse clipe fantástico com sua letra 'ingênua'.
E aí, o que acharam?
Abraços, João Gabriel.
hum todas essas msgs subliminares, isso nao saiu da cabeça de britney spears não, é demais pro juízo dela. Não poderia ser Amy de Amy Winehouse?
ResponderExcluirPoderia sim, mas se pararmos para raciocinar, como a banda Evanescence estava sumida desde 'The Open Door', lançado em 2006, e só veio aparecer agora em 2011, seria mais provável que a Amy seria Amy Lee, a vocalista do grupo, mas também poderia ser Amy Winehouse. Obg pelo comentário.
ResponderExcluirAbraços, João Gabriel.
Mt sinistra essa história manolo... a Britney ta ficando maluca HAHAHA mas alias, gostei de lembrar dessa musica pq ela ta sempre na minha cabeça, e msm eu sabendo que é da britney, eu não lembrava qual era a musica... ;D lembrei '-'
ResponderExcluirkkkkk essa musica realmente vicia
ResponderExcluirObg pelo coment
Abraços, João Gabriel.
adorreei, ki massa! juro q nunca tinha percebido isso!
ResponderExcluirpois é o que os olhos não veem a mente engana
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirNADA A VER
mesmo a gente falando IF U SEEK AMY rapido, nao chega nem perto de FUCK ME kkk
a nao ser que uma mente paranoica invente tudo isso e pessa pra gente trocar as letras e ver no que da kkk
viajou nessa historia kkk
literalmente
É a pronúncia em inglês de cada letra da palavra FUCK, sendo F-U-C-K (EF IU CI KEY)
ExcluirÉ a pronúncia em inglês de cada letra da palavra FUCK, sendo F-U-C-K (EF IU CI KEY)
Excluir